top of page

 Troca de Aparelhos de Apoio

MACAQUEAMENTO DE PONTES E MACAQUEAMENTO DE VIADUTOS PARA TROCA DE APARELHOS DE APOIO - ÊNFASE NA QUALIDADE DO REASSENTAMENTO

 

Os aparelhos de apoio são elementos de vinculação, instalados entre a mesoestrutura e a superestrutura, cuja finalidade principal é transferir esforços quando do apoio de uma estrutura sobre outra peça estrutural. Sua utilização é mais empregada em pontes e viadutos e estruturas Industriais pré-moldadas. Seu surgimento a partir do século XIX, decorre do fato das estruturas projetadas  tenderem a ser cada vez maiores, gerando mais esforços nos elementos de interface, devido a fluência e retração do concreto, deformações decorrentes da variação térmica, etc.

Nesse momento surge o elemento de ligação (ap. de apoio), entre as peças estruturais com a finalidade de manter os esforços de cada elemento independente e assim não afetar a estrutura adjacente.

O uso dos aparelhos de apoio entre as vigas e pilares permite as mobilidades relativas nentre estes dois elementos que podem ser, esforços horozontais (translação devido à fluência, retração, var. térmica), e rotação (decorrentes de deflexões provocadas pela carga permanente e pela carga móvel), e dessa forma, transmitir aos pilares somente os esforços verticais ( e esse por sua vez transfere à infraestrutura até o solo).

Para seu perfeito funcionamento, os ap.de apoio devem ser instalados sobre base (substrato), horizontais, planos e isentos de protuberâncias e cavidades, assim como as superfícies da viga e o substrato de apoio (seja no pilar, travessa, etc).

Suas principais funções são:

1- Transmissão de cargas verticais da superestrutura à mesoestrutura ou eventualmente infraestrutura;

2- Permitir os movimentos de translação da superestrutura;

3- Permitir os movimentos de rotação da superestrutura.

Tipos de Aparelhos de Apoio

Os aparelhos de apoio podem ser classificados em metálicos e elastoméricos.

Apoios metálicos- Nesta categoria também são classificados como: articulações fixas e móveis. Sendo que as fixas, permitem movimentos de rotação, porém geram reações verticais e horizontais. Ex.: articulações Freyssinet, Mesnager, concreto com superfície cilíndrica, articulação de chumbo, articulações metálicas com cavidades côncavas e roletes (para rotacionar) e articulações metálicas com cavidades côncavas roletes (para rotacionar).

As articulações metálicas móveis, além dos componentes das fixas, possuem também roletes na superfície inferior do apoio (finalidade de permitir deslocamento horizontal). Portanto, permitem os movimentos de rotação e translação, promovendo somente reação vertical.

Apoios Elastoméricos- Permitem movimentos de rotação e translação, promovendo reação vertical.

Ex.: Ap. de apoio sem fretagem e fretados.

Macaqueamento de Pontes - Ponte sobre o Rio Piedade - BR 153 - Itumbiara - GO
Macaqueamento de Pontes e Protensão de Monobarras - Ponte Paulo Guerra-Recife-PE
Macaqueamento de Viadutos - Alteamento em 1,25m de todo o  Viaduto Santo Amaro     -São Paulo-SP
VIADUTO SANTO AMARO MACAQUEAMENTO
Macaqueamento de Viadutos - Protensão Monobarras - Viaduto Kanebo - Sobre a Rodovia Presidente Dutra - BR116 - São José dos Campos - SP

  2015 por Suporte Macaqueamentos. Orgulhosamente criado com Sim Loja gráfica.

bottom of page